Quem somos

NEI - Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias é um órgão interdisciplinar vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e aos Programas de Pós-graduação em História e Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Assim, contempla os níveis de atuação da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Através de seus coordenadores, a Profª Drª Márcia Barros Ferreira Rodrigues e Prof. Doutorando Claudio Marcio Coelho, o NEI estabeleceu passerias acadêmicas com o Laboratório Cidade e Poder da Universidade Federal Fluminense, o Circo Volador da Universidade Autônoma do México e com a Asociación de Historia Contemporánea da Espanha.

O NEI é composto por uma equipe de pesquisadores voltados à reflexão de temáticas sociais como violência, criminalidade, cidadania, segurança pública e memória social. O núcleo consiste em espaço acadêmico que congrega graduandos, professores e pesquisadores da Ufes, propiciando "vivências", "convivências" e "aprendizados" que extrapolam as limitações acadêmicas pautadas no racionalismo cartesiano e no cientificismo. Ademais, uma das diretrizes seguidas pelo núcleo estabelece a convergência entre arte, música, cinema, teatro, literatura, cultura popular, filosofia e ciência.

O NEI possui grupos de estudo, linhas de pesquisa e laboratórios como o LEPVI - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Violência e Imigração, LETEC - Laboratório de Estudos em Teorias da Complexidade e LEPSI - Laboratório de Estudos em Psicanálise e Indiciarismo. Estamos empenhados no desenvolvimento de pesquisas que contemplem o caráter "inter" e "transdisciplinar" do conhecimento, buscando interfaces, e diálogos entre áreas do saber.

São ainda atribuições do NEI: planejar e estabelecer mecanismos de cooperação e convênios com outras universidades, instituições privadas e órgãos da administração pública municipal, estadual e federal.

Nossa Diretoria Executiva é formada pelos seguintes professores:

Profª Drª Márcia Barros Ferreira Rodrigues - DCSO/UFES (Coordenação Geral)
Profº Doutorando Claudio Marcio Coelho - PPGHIS/UFES (Coord.Administrativa)

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.