Laboratório de Estudos em Teorias da Complexidade

O LETEC (Laboratório de Estudos em Teorias da Complexidade) está vinculado ao NEI/UFES. É formado por estudantes, professores e pesquisadores interessados no estudo e na pesquisa da complexidade, tendo como pressuposto o caráter "indiciário" e "multidisciplinar" do conhecimento. Promoverá atividades como grupos de estudo, linhas de pesquisa, ciclo de palestras e cinema, cursos, seminários, simpósios, congressos e publicações científicas.

Bibliografia:

Bachelard, Gaston (2004). Ensaio sobre o conhecimento aproximado. RJ: Contraponto.
Bertalanffy, Ludwig von. (1975). Teoria geral dos sistemas. Petrópolis, RJ: Vozes.
Damásio, António R. (1996). O erro de Descartes. SP: Cia das Letras.
Feyerabend, Paul (1989). Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
Ginzburg, Carlo (1989). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. SP: Cia das letras.
Ginzburg, Carlo (2002). Relações de força: história, retórica, prova. SP: Cia das Letras.
Heisenberg, Werner (1974). Racionalidade na ciência e na sociedade. In: Urban, G.R. e Glenny, M. (Orgs.). O preço do futuro. SP: Melhoramentos.
Maffesoli, Michel (2008). Elogio da razão sensível. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
Morin, Edgar (1979). O enigma do homem. RJ: Zahar.
Morin, Edgar (1991). Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget.
Morin, Edgar (2005). O método. v.1 ao 6. Porto Alegre: Sulina.
Santos, Boaventura de Souza (2008). Um discurso sobre as ciências. SP: Cortez.
Santos, Boaventura de Souza (1989). Introdução a uma ciência pós-moderna. RJ: Graal.
Santos, Boaventura de Souza (2009). A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. SP: Cortez.
Santos, Boaventura de Souza (2006). Conhecimento prudente para uma vida decente. SP: Cortez.

Coordenação:
Prof. Doutorando Claudio Marcio Coelho - PPGHIS/UFES

Participantes:
Cleberson de Deus Silva
Edison Romera Júnior
Francisco Ricardo Duarte Filho
Gabriel Meneguelli Soella
Pablo Carlos da Silva

Contato:
Tel. (27) 4009 - 7619
Cel. (27) 99944 - 8348

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.